segunda-feira, 13 de abril de 2009

Alergias, no plural

Olho inchado - início da conjutivite alérgica. Madrid /primavera 2008.

Eu sempre soube que era alérgica, mas foi em Portugal que descobri que sou alérgica a quase tudo. Ainda bem que de maneira amena...

Muitas vezes, no Brasil, surgia uma irritação, uma bolota na pele e eu logo taxava, de duas uma, ou é mordida de mosquito (no meu quarto sempre tinha pelo menos um ) ou espinha (de calor, de TPM, de praia...).

Mas aqui em Lisboa, raramente tem pernilongo e o tempo, como vocês sabem, é quase sempre frio. Então, comecei a desconfiar e comentei com uma colega de trabalho "Não vejo mosquito lá em casa e mesmo assim aparecem essas mordidas no meu rosto (quase sempre é no rosto)." Ainda brinquei dizendo que devia ser pulga!!! Ela disse com a maior simplicidade "Cristiane, é claro que isso é alergia, né?!" Não preciso nem dizer que me senti uma idiota! Como eu não pensei nisso antes?

Foi aí que comecei a reparar que quase tudo que eu comia me sapecava a cara. Frutos do mar, vinhos, queijos, iogurtes, temperos, cogumelos, pimentas, embutidos, enlatados... Ah, e agora mais uma novidade europeia, o pólen! Não sei se o pólen daqui é mais potente ou se todas as plantas florescem praticamente ao mesmo tempo. Só sei que ele também me causa uma bela alergia (e não só em mim, claro). Ano passado tive uma conjutivite alérgica e esse ano um resfriado, ambos na mesma época - no início da primavera. Tomei uns comprimidos antialérgicos para melhorar do tal "resfriado" e, não só minha garganta, como a minha pele ficou ótima!

Sem comentários:

Etiquetas