segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vergonha de ser brasileira

Em Portugal, parece não haver política de imigração. Da mesma maneira que vem muita gente honesta pra trabalhar e ajudar a manter a numerosa família no Brasil. Também vem muito malandro, gente à toa, sem compromisso com a cultura e nem mesmo com as leis do país. Viver ilegal pode ser uma necessidade, mas alugar um apartamento equipado e mobilhado e roubar tudo o que tem dentro, destruir, depedrar o patrimônio alheio, fazer festas e incomodar a vizinhança (e olha que, dos europeus, não acho o português o mais rabugento com relação a isso). E agora, até roubar bancos!!!

De um modo geral quem imigra pra cá é de origem mais pobre e tem uma baixo nível de escolaridade. Hoje em dia, são poucos os com 3o grau e atuando na área, menos ainda. Tendo brasileiros como clientes (e muitos), já vi e ouvi tudo o que vocês possam imaginar. Fico impressionada como alguém que não sabe assinar o próprio nome atravessa o oceâno e constróio uma vida nova. O que é um grande mérito, mas se esforçar tanto pra mudar de vida e não correr atrás de aprender a ler e escrever, isso já não me parece tão honroso.

Ontem, passando pela rua, ouvi uma mulher falando e até duvidei do que tinha escutado, mas peguntei ao Rapha e ele me confirmou. Ela dizia que tinha visto qualquer coisa na TEVELISÃO!!! Primeiro veio o choque! O quê? Tevelisão? Como assim alguém com mais de 3 anos diz tevelisão? Depois, veio a vergonha, ela era brasileira! Quis meter a cabeça debaixo da terra e nunca mais sair de lá! Socorro, me escondam! Escondam essa mulher!

obs: acredio ser do interesse do governo portugês permitir a entrada de mão de obra barata e desqualificada, uma vez que muitos dos portugueses com este perfil saem do país para trabalhar em países com melhores salários, como Reino Unido e Luxemburgo. Ainda assim, poderia haver um controle para barrar a entrada de baderneiros, malandros e criminosos.

Sem comentários:

Etiquetas