sábado, 9 de maio de 2009

Eu falo Brasileiro

Até ontem ficava indignada quando alguém dizia que nós brasileiros não falamos português e sim brasileiro. O fato do uso da língua ser diferente, em aspectos bem marcantes da gramática inclusive, não a divide em duas.



Continuo pensando assim, mas ontem à tarde tivemos uma conversa inflamada entre colegas brasileiros e portugueses a respeito apropriação de palavras extrangeiras. Um papo chato e inconclusivo para ambos os lados, que praticamente terminou com um português reduzindo o assunto a "Se realmente existe nesse tal dicionário a palavra pizza escrita como pitiça, então ela tem razão, do contrário quem tem razão você."



O assunto em si tem pouca importância para mim, nem sequer tenho uma opinião formada sobre

3 comentários:

Jovanella disse...

Eu acho que nós brasileros falamos sim o BRASILERO e não devemos nos envergonhar disso,muito pelo contrário.A língua é viva e nenhuma língua, enquanto tiver gente falando ela, pode resistir às mudanças que ocorrem em suas estruturas com o tempo. Assim, passados 500 anos, tanto a língua de cá quanto a língua de lá se modificaram, cada uma delas numa direção, exibindo diferenças nessas mudanças, fazendo opções diferentes, escolhas diferentes. E a tendência é a diferenciação sempre maior com o decorrer do tempo.As diferenças entre o falar lusitano e brasilero atingem todos os níveis do idioma.
Veja o que disse 'Kanavillil Rajagopalan', especialista em Política Lingüística da Unicamp:"Não tenho dúvida de que falamos brasileiro, e não português...Digo mais: as diferenças entre o português e o brasileiro são maiores do que as existentes entre o hindi, um idioma indiano, e o hurdu, falado no Paquistão, duas línguas aceitas como distintas." Kanavillil nasceu na Índia e domina os dois idiomas.

Anónimo disse...

Os portugueses dizem isso sem querer ofender. É apenas para distinguir as nacionalidades. Aliás, nem sei porque vcs ficam ofendidos pois se vc colocar no google "eu falo brasileiro" vai achar um monte de brasileiros dizendo que falam brasileiro. E esse grupo do orkut, o que vc teria a dizer? é de brasileiros que dizem que falam brasileiro. Então às vezes acho que vc ficam ofendidos porque são portugueses a dizer isso, mas na verdade no dia a dia vcs próprios dizem que falam brasileiro. Não entendo essas discussões por uma coisinha tão boba.

Anónimo disse...

Esqueci. O grupo do orkut é este:

http://www.orkut.com/Main#Main$Community?cmm=5751177&hl=pt-BR

Etiquetas