domingo, 25 de outubro de 2009

Dominando o mundo


Chegamos em Bruxelas no nono dia de uma viagem de dez, depois de despertar bem cedo de uma noite mal dormida. A viagem de trem de Amsterdã até a capital belga foi boa, tirando o período em que uma criança resolveu gritar dentro do vagão, normal. Sabíamos que o dia seria longo, era este o prazo para conhecermos o máximo da cidade e ainda nem tínhamos um lugar para pernoitar...

Após sairmos do trem meio grogues, a primeira providência era encontrar um lugar para ficar. Fomos ao ponto de informação da estação, pegamos um mapa e mãos à obra! Andamos alguns minutos pelo centro da cidade completamente vazio, fora da zona turística. Logo descobrimos que a região tinha muitas ruas além das do mapa e não sabíamos se estávamos indo na direção certa. Ok, hora de pedir informação. Reduzimos o ritmo da caminhada, preparamos os neurônios (afinal, teríamos que encontrar um belga, falar em inglês, fazê-lo encontrar uma referência no mapa incompleto, entender tudo isso e, claro, seguir corretamente as instruções, isso se ele soubesse ajudar, UFA!).

Fui observando, vendo se havia alguém sem cara de bebum na rua ou algum comércio aberto. De repente vemos “Casa de carne”, e o Rapha diz “deve ser de português…” “não Rapha, em Portugal, açougue se chama talho e português não muda nada. Isso é de brasileiro”. Dito e feito, os donos eram brasileiros, de Minas. Depois vim descobrir que é comum esse nome no Brasil, mas nunca havia visto no Rio. Ah, além de carne, eles também vendiam queijo, minas, claro hehe.

Bem, eles nos indicaram a direção do albergue e chegamos lá rapidinho. Depois disso, andando pela cidade ainda encontramos um bar brasileiro e uma loja de havaianas. Em pensar que a segunda pessoa com quem falei na Bélgica foi uma brasileira! Nossa, isso acho que herdamos dos portugueses, tem brasileiro em tudo que é canto!!!

obs.: só eu (vivo em PT) tenho uma prima na Espanha, uma amiga na França, outra em Singapura, alguns em Londres, um casal nos EUA, uma colega no Chile, e por aí vai...

Acabei não tirando foto do açougue, ficam aí as fotos dos outros dois empreendimentos (a loja de havaianas, acho que não era de brasileiros, mas tá valendo…)



Sem comentários:

Etiquetas