quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Coisas sobre as quais eu quis falar, mas alguém já falou antes…


1- Inverno:

O inverno, aqui em Lisboa, segue ao verão, já quase não se sente o Outono. De repente, um dia, você sai na rua e vê as pessoas de bota e casacos e nota que, enfim, o inverno está chegando. Ainda não faz frio, mas é melhor confiar no conhecimento popular! No ano em que cheguei, não me vesti adequadamente e fiquei doente como nunca estive.

2- Sainha

No Brasil, quem diria, uma jovem vai a faculdade com vestido (talvez) impróprio e é ameaçada pelos colegas. Precisou sair escoltada pela polícia para não ser agredida! Além disso, chegou a ser expulsa da instituição por não estar trajada como se deve.

Existe um debate na TV (memo depois de semanas) para saber se a roupa da estudande era inadequada ou não, curta demais ou não, se ela provocou ou não. Os jornalistas se resguardam, mas dão voz e formato a esse foco do conteúdo através dos entrevistados. Ao menos o que chegou aqui a Portugal, pouco se reflete sobre a reação dos estudantes. Uns animais no cio que nunca viram uma fêmea. Por que não falar do machismo, agressividade, permissidade, etc? Por que levar um especialista XPTO para falar de como seria certo a faculdade acolher a “diferente” saber colocá-la dentro dos padrões?!!! Hein?! Quer dizer então que todos os demais que criaram aquele circo estão dentro dos padrões de comportamento esperado????

Vejo repetido o antigo discurso de “ela provocou”, “ela pediu”, ainda que mascarado pelo "devemos orientá-la para inclusão". Espero que lá no Brasil alguém tenha se debruçado sobre o tema de forma menos machista, porque o que chegou até aqui foi bastante falho…


3- Escudos


Usando como bengala o bom texto da Aline , que chegou antes com o tema, quero falar do escudo x euro. Aqui em Portugal, já está para completar 9 anos da adoção do euro como moeda nocional. Mesmo depois de tanto tempo, as pessoas continuam fazendo conversão das moedas “Pá, são 20 contos! Isso dinheiro!” Contos é uma espécie contagem, mil qualquer unidade monetária (quem não se lembra dos “contos de réis” da literatura, por exemplo?!). 20 contos, no caso, seriam 20.000 escudos, moeda em vigor antes do euro.

As pessoas há quase uma década recebem e gastam em euros, mas continuam convertendo pra saber se algo é caro ou barato. O que mais me espanta são os jovens, gente com menos de 30 anos, repetindo essa prática.

Com a entrada do euro, o poder de compra do português caiu muito, os preços subiram e o salário não acompanhou, como é comum acontecer nesse tipo de mudança econômica. Eles têm muitas saudades daquela época, entretanto, com a entrada para comunidade europeia, Portugal cresceu bastante. Avanços tecnológicos, ampliação do transportes, modernização urbana, renovação da educação foram algumas das consequências da EU em Portugal, mas eles não costumam considerar muito isso, pensam mesmo no dindin que deixaram de ter.

1 comentário:

Janete disse...

Cris,sobre a estudante paulista,eu confesso que até agora esta história não me convenceu.O vestido nem era tão impróprio assim,já vi piores.
Agora se o que ela queria era sucesso,parece que está conseguindo....embora precise de um bom fotoshop.
Gostei de vc ter voltado a escrever.
Beijos.

Etiquetas