quarta-feira, 10 de março de 2010

Expatriada: pequenas descobertas do cotidiano

Cozinhar com azeite é bom, barato, faz bem a saúde e custa pouco! Dá pra resistir? Ah, como, além de cozinhar com azeite os portugueses sempre usam muito e tudo acaba sendo "molho de azeite", eles acham um absurdo a gente cozinhar com óleo. Ficam super enojados!

Beber cerveja pesada ou “especial” (cerveja vermelha, gourmet, de trigo, etc). Também é uma delícia e muito barata. Uma cerveja normal no supermercado custa menos de 0.40 e um chope no bar, 1.00 euro! O que mais me impressionou foi verificar que gelar demais a cerveja pode sim destruir seu sabor. “Menina do Rio”, acostumada com a loira estupidamente gelada, me surpreendi ao descobrir que nem toda cerveja pode ser gelada demais, mesmo que seja loira e que esteja bem quente lá fora.

Bem, isso sem falar das opções que combinam com inverno. A cerveja turva de trigo, a preta stout, as pesadas belgas ou tchecas… Hummmmmmmm, maravilha!

Aprendi a função dos acessórios, lenço, cachecol, gorro, etc. Cada tipo, cada tecido, cada peça tem sua estação do ano e sua utilidade. E pensava assim “Ah, cachecol de lã é útil quando está bem frio, mas lencinho… Isso é enfeite.” Nada disso, quando bate aquele ventinho do final da tarde, mesmo que não esteja no inverno, só quem passou por isso sabe a falta que um lenço no pescoço ou no ombro faz.

Comodidade de ter um carro. Natural da cidade das esquinas, onde os serviços - farmácia, padaria, supermercado, etc - estão por todo lado, estranhei muito como as ruas ficam vazias no final do dia e como é difícil encontrar um comércio aberto. Depois de um bom tempo morando em Lisboa, ainda entrei em choque quando liguei para farmácia de plantão (à noite, as farmácias revezam em plantão e só ela fica aberta em quilómetros) e a atendente achou um absurdo eu perguntar se eles entregavam em casa, claro que não entregam, né?!

obs: normalmente o comécio que fica aberto até tarde é de imigrante, no caso de Portugal, os chineses.

Caldo verde não precisa de linguiça, ao contrário da fartura brasileira, o caldo verde por lá costuma vir com uma ou duas rodelinhas de linguiça. Ela é só pra dar um gostinho. Na hora da preguiça, fazia a minha até sem…

Descobri que é impossível ser magro e facílimo ser sedentário em um país frio. Chocolate, sorvete, batata frita tudo um delícia e super barato. Mesmo assim eu tentava resistir, gosto de ter uma alimentação saudável, meu corpo reage melhor e a forma agradece. A questão é que o frio dá uma foooooooome. Aí você como e depois não quer andar naquele tempo inóspito, já viu o resultado…

Sem comentários:

Etiquetas