domingo, 1 de junho de 2008

Assim não pode, oh pá! (21-01-08)

A minha maior decepção aqui em Portugal, vcs não vão acreditar, o sundae do mc donalds não vem com castanha! Qd eu vi aquela coisa bicolor, sem graça, fiquei pensando, cadê a castanha???? Aí lembrei, castanha de caju em Portugal, hummm complicado, né? Até tem, e é fácil de encontrar, mas no sundae do mc donalds é pedir demais. De qq maneira, eles poderiam colocar uma outra coisa ali por cima, pra dar uma graça. Quem sabe uma farofa de nozes ou outra castanha moída? Ah, vai, um granulado qualquer!!! Assim não pode, oh, pá! Fiquei frustrada, sundae do mc donalds em Portugal, não como mais!

Ontem (1.12.2007) foi a festa empresa em que estou trabalhando... Ah, a maioria de vocês não deve saber, mas eu estou trabalhando em uma empresa que entermedia os envios de dinheiro dos brasileiros que estão aqui. Resumindo, eu faço um trabalho tipo de caixa de banco, só que um pouco mais simples. Trabalho com brasileiros (a maior parte da equipe é de brasileiros e para brasileiros (a maioria esmagadora dos clientes tb é de brasileiros). ... Como eu ia dizendo, ontem foi a festa da empresa no restaurante do Cassino Estoril e eu fui barrada!!! O senhor, na entrada, recepcionava as pessoas e ia observando e sendo gentil, quando chegou a minha vez, fez um gesto com a mão, de que eu não poderia entrar, deveria esperar. Então aguardei que as pessoas terminassem de entrar e fiquei pensando, o que será de errado que eu tenho. Bem, lá não dava pra dizer que é preconceito, que era por eu ser brasileira ou coisa assim, afinal, mais de 90% dos convidados eram brasileiros hehe Olhei para pessoas entrando e pensei, o que eu tenho de diferente? Estavam todos de escuro e eu de branco, todas de salto alto e eu de salto baixo, hummmm não poderia ser isso. Fala sério, português é formal e tal, mas aí já era demais! Passados 2 minutos de curiosidade, o senhor do cassino (hostess, recepcionista, porteiro ou sei lá o que) disse que eu não poderia entrar no cassino sem mostrar um documento provando minha maior idade!!!! Vocês acreditam?! Fui barrada no Cassino Estoril!!! 27 com corpinho de 17 hehe Minha sorte é que não saio de casa sem documento, especialmente aqui em Portugal. Então, tudo ocorreu bem, a festa foi maravilhosa!

Acho que vocês conhecem a fama das brasileiras no exterior... Veio para cá, para Europa como um todo, mas especialmente para Portugal, uma leva de prostitutas e de mulheres vulgares que geraram uma imagem nagativa das brasileiras. Quando eu estava procurando emprego, sentia uma receptividade estranha nas lojas em que deixava os currículos, mesmo eu optando em deixar nas lojas em que via ter imigrantes, negros ou por aquelas lojas maiores, em que a funcionária é mais para arrumação que para o atendimento. Ainda assim, ou era tratada com uma certa rispidez ou era observada de cima em baixo umas 3 vezes. Aqui, os portugueses, ou melhor, as portuguesas, olham e medem as pessoas independente de credo, raça, cor ou nacionalidade. Mas aquilo eu já estava achando um pouco exagerado e detalhado - demais! Bem, esse tratamento hostil não saía das nossas cabeças (o Rapha, que acompanhou tudo, tb achava a reação bem estranha). Então, íamos comentando com as pessoas e, como não podia deixar de ser, a "teoria" de todas as brasileira serem piranhas ia se confirmando. Conforme fomos conhecendo e tendo mais intimidade com as pessoas daqui, mais detalhes surgiam. Descobrimos que o problema foi as brasileiras terem chegado, arrasando com os casamentos. haha haha Muitos homens, senhores, deixaram suas casas, esposas e filhos e se renderam aos encantos tropicais das brasileiras. Estou bricando, mas a situação é séria. As mulheres acima dos 40 / 50 anos têm a maior repulsa por nós hehe Me desculpem, mas chega a ser engraçado.

Divertido mesmo foi o que aconteceu em Bragança, cidade ao Norte de Portugal. Como a cidade é bem pequena, as braisleiras foram para lá é causaram o maior rebuliço! A prostituição não passou desapercebida nem o aumento do movimento em bares, restaurantes, cabelereiros e toda uma leva do comérico local. Ah, sem falar, é claro, das "catástrofes" nos tradicionais casamentos. As mulheres de Bragança não podiam deixar barato tanta promiscuidade hehe Organizaram-se em um grupo chamado "Mães de Bragança" e fizeram o maior estardalhaço! Tanto foi o barulho que conseguiram expulsar as brasileiras da região, que, pela proximidade geográfica, acabaram indo para Espanha. Além do mais, três dos maiores estabelecimentos de prostituição foram fechados e os comerciantes, taxistas e cabelereiros locais sentiram a queda nos negócios. Estes já queriam a volta de nossas patrícias. Quando me contaram essa história, eu achei que fosse mentira ou um exagero daqueles! Aí, outras pessoas foram confirmando, foi então que descobri que a história é de conhecimento nacional e até internacional, uma vez que saiu na Revista Time (edição eurpeia, outubro/2003). Aliás, se alguém conseguir essa matéria, por favor me mande!

Sem comentários:

Etiquetas