terça-feira, 11 de agosto de 2009

A vulgaridade não vem dos trópicos

Ainda no Brasil, ouvi muita gente dizer que o brasileiro era deselegante, chic mesmo era o europeu. Sempre bem vestido, etc, etc,etc. Alguns ainda arriscavam o palpite de que o frio ajuda e que com os casacos de inverno todo mundo acaba por parecer mais bem vestido.

Agora que o verão enfim resolveu chegar, já vejo por aí muita mulher (gorda, magra, nova, não tão nova…) com os shortinhos e tops deixando o que deveria e o que não deveria de fora. Mas eles não vêm só, estão aliados às tão criticadas (pelos portugueses) “chineletas”, são sandálias rasteiras, chinelos e, claro, as famosas havaianas, verdadeiras ou não, mas sempre com a bandeirinha do Brasil! Entretanto, o que mais se vê e também o que menos me agrada são os sutiãs aparecendo. Ok, eu sei, é moda, no Brasil tb… Mas até hoje não vi uma alça bonitinha, decorada, combinando com a roupa, uma rendinha aparecendo no decote. Não. São mesmo de qualquer cor, aqueles mais comuns, destoando da roupa, vestidos com blusa tomara-que caia!

Acho que acertou quem disse que o calor deixa as pessoas mais descontraídas e, por vezes, confortáveis demais. De qualquer forma, mesmo com o festival de mal gosto, fico feliz por ver as portuguesas mais relaxadas, mais à vontade.

Obs: resumindo e concluindo, vistam-se como quiserem, só não venham dizer que a vulgaridade é coisa de brasileira ou africana! ;)

5 comentários:

Amanda Lourenço disse...

Eu nem ligo pra roupas, visto o que me deixa confortavel. Mas é verdade que agora não me sinto bem em usar shortinhos, principalmente aqui na França, onde as pernas finas dominam! Mas adoro ver o povo, feliz, de bermuda e chinelo, com cesta de pique-nique na mão. Ou indo trabalhar de vestidinho florido. Parece que da um colorido na cidade! Me da até tristeza em saber que isso vai acabar em breve!

Pedro Paulo Bastos disse...

Realmente, não só o europeu, mas como outros povos -- citando um caso específico brasileiro, os paulistanos -- se vestem muito bem no inverno, mas no verão... é uma breguice do caramba. Com certeza os cariocas vencem com vantagem, afinal a moda praia sai daqui.
A galera não-carioca quando se veste para o verão é, geralmente, aquelas roupas que você usa na ginástica... cafona, não?

Cris Chagas disse...

adoro vestido, short, macaquinho. Amo o verão, mas tem cada coisa feia q as vezes a gente não quer ver, mas faem questão de mostrar hahaha

Aqui em Lisboa, até o humor das pessoas muda, é outra coisa! Amanda, na França tb é assim?

Janete disse...

Cris,concordo com o que vc diz a respeito da falta de limites em mostrar o que deveria estar bem escondido.Eu penso que uma mulher,seja jovem ou não,se tiver bom gosto sabe tirar proveito do seu corpo.Uma coisa que me encantou nesta temporada foi o charme dos cachecóis de verão,não consigo me imaginar no nosso verão escaldante colocando qualquer "trapinho" que seja no pescoço.
Beijos,gostei da idéia do novo blog.

Unknown disse...

quando se fala de brasil tem que ter cuidado porque se trata de um país continental com muitas diferenças regionais que vão desde o clima até a comida, fala e etc. eu sempre digo que brasil pra mim é abstrato. concreto é o Rio de janeiro. hehehehehe.

em relação a maneira de se vestir é claro que no brasil a possibilidade de por uma roupa mais "confortável" é muito mais usual do que aqui na europa. por um outro lado também é muito triste saber que o verão aqui começa sempre com data para acabar e num país como portugal, com excelentes praias, isso é imperdoável.

Etiquetas